quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Fim de tabu: Com gritos de “Olé”, Bahia goleia Flamengo e assume vice-liderança do Brasileirão

Tricolor só não assumiu a primeira colocação porque o Coritiba ganhou da Ponte Preta
Festa tricolor! Depois de amargar longos anos fora da elite e lutar nos últimos anos para fugir do rebaixamento, o Bahia premia a torcida com uma campanha incrível, consolidada na noite desta quarta-feira (31) ao vencer o Flamengo na Arena Fonte Nova.
Mas não foi uma vitória simples, comum, qualquer. Foi um triunfo sem margem para dúvida do torcedor. O Bahia conseguiu premiar a torcida com um 3×0 sonoro e a quebra de uma tabu de 13 anos sem vencer o Flamengo pela competição em Salvador.
Nos oito primeiros minutos, o Bahia cria duas chances que mostram: O Flamengo não terá vida fácil no jogo. Aos onze, Fernandão se antecipa e cabeceia para uma defesa espetacular de Felipe.
Bahia comemora o primeiro gol, com Fernandão.
Bahia comemora o primeiro gol, com Fernandão.
Fotos: Portal Terra
O goleiro do Flamengo, revelado pelo arquirrival do Bahia, o Vitória, teve trabalho. Aos 19 minutos, Fernandão domina passe de Madson, gira e chuta: a bola passa à direita do arqueiro rubro-negro
.
Não foi apenas o camisa nove que testou a defesa carioca. Marquinhos Gabriel tenta aos 20, em um chute de fora da área e dá um susto na torcida. A insistência mostraria que era só forçar para arrancar uma falha do goleiro.
Em outro chute, aos 29 minutos, Felipe se atrapalha e dá rebote para Fernandão abrir o placar e encerrar o jejum de gols desde o fim da Copa das Confederações: 1×0.
Seria o primeiro dos dois gols do artilheiro do Bahia no Brasileirão. Mas a Fonte é espaço para um milagre: Cabeçada de Fernandão, Felipe faz uma defesa à queima-roupa, aos 38 minutos.
Bahia volta pressionar, com chute de fora da área, levando perigo ao goleiro Felipe, aos 40 minutos. Mas o segundo gol tricolor nasceria em uma jogada polêmica.
Aos 46, um lance duvidoso: Após cobrança de falta, ao menos três jogadores do Bahia estavam em impedimento. Felipe espalma, a bola sobra para Wallyson, que dispara uma bomba. O bandeirinha ainda marca impedimento, mas o árbitro Heber Roberto Lopes resolve validar o primeiro gol de Wallyson no Bahia: 2×0.
Voltamos para o segundo tempo. O que parecia sonho para os tricolores vai se construindo como uma realidade prazerosa.
Apesar da postura ofensiva do Flamengo, é o Bahia que tem um gol anulado. Rafael Donato faz “carga” em cobrança de falta e tem o gol cancelado pela arbitragem, aos 18 minutos do segundo tempo.
O time carioca, do técnico Mano Menezes e de outros talentos criados na Bahia, como o zagueiro Wallace e o atacante Gabriel, busca reação para se afastar da zona de rebaixamento. Não dá certo.
Aos 31 minutos, Raul cruza, defesa rebate e Marquinhos faz: Bahia 3×0 Flamengo, para delírio da massa tricolor, espalhada em parte dos mais de 26 mil pessoas presentes no estádio.
Coube ao Bahia administrar a vantagem e celebrar o vice-liderança do Campeonato Brasileiro. A ponta da tabela só não veio porque a Ponte Preta, que chegou a vencer o Coritiba por 3×2, permitiu a virada e deixou de prestar esta “gentileza” ao esquadrão.
No fim de semana, o Bahia folga por já ter jogado contra o São Paulo. Vai, conforto e junto com os torcedores, ficar “secando” os demais concorrentes e curtir (por que não?), a alegria por mais um tempo de ser um dos quatro melhores times do Brasileirão. Surpreendente.
Fonte: Varela Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário